segunda-feira, 23 de julho de 2012

Variant 69 a 77

69/70

70/71

71/72

73

74

75

76

77

69 a 74 (Revestimento de Jacaranda somente até 72,no 73 e 74 o painel era preto e esse tipo de volante até 73)
75 a 77
Motor de 69 a 77

A Variant foi lançada em 69, com a frente alta com farois quadrados (iguais aos do Ze do Caixao, lançado em 68), lanternas traseiras fininhas (um pouco mais baixas nos modelos 69), e o quebra vento na lateral do vidro traseiro... Este modelo ganhou uma pequena ''pincelada'' no segundo semestre de 70, com o lançamento do TL, e a unica diferença foi a adoçao do conjunto otico do TL (farois duplos redondos), e leve modificaçao no capo dianteiro... O Ze do Caixao, tambem ganhou as mesmas modificaçoes na dianteira, na mesma ocasião... Ficaram os tres com a frente identica, duarante esse periodo da metade de 70 até a metade de 71... No segundo semestre de 71, a linha TL/Variant ganharam a chamada frente baixa, e o Ze do Caixao deixa de ser produzido, substituido pelo TL 4portas... A Variant manteve o quebra vento na janela lateral e as lanternas fininhas até o fim de 72... Em 73, ganha tres saidinhas de ar na coluna C, perde a tal janelinha lateral, e ganha as lanternas traseiras maiores, mantendo esta configuraçao até 77, quando saiu definitivamente de linha, abrindo espaço para a chegada da Variant II... Em 74, o volante ,a padronagem dos bancos, e a manivela do vidro mudaram, as calotas cromadas viraram copinhos (pra toda a linha), e a grade traseira passou a ser a do Brasilia... Em 75, ganhou outro painel, as lanternas traseiras passaram a ser bicolores (antes tricolores), perdeu o logo VW 1600 da tampa traseira, e a aste dos limpadores do para brisa passaram a ser pretas, entre outros pequenos detalhes (o TL sai de linha oficialmente nesse ano, mas é possível encontrar alguns restos de estoque emplacados como 76) ... Em 76 ganha a trava do encosto do banco e novo apoio de braço das portas... Em 77, ultimo ano, perdeu os bigodinhos da frente e o logotipo VW dianteiro passa a ser de plastico...
Quanto as cores, sao praticamente as mesmas do Fusca de mesmo ano, mas a partir de 72, Variant/TL, SP2 E TC tiveram curiosas cores metalicas, como o prata, marrom, verde e azul (alem de um vermelho que parecia meio rosa), bem raras por sinal... Nao acredito que tenha versao mais valorizada, vai muito é do estado de conservaçao... Alguns preferem frente alta, alguns preferem frente baixa, alguns preferem as duas

Texto:Crispilo

13 comentários:

Ricardo souza disse...

Olá amigos,tenho uma Variante 1972,painel jacarandá, toda original,não entendi sobre as entradas de ar laterais para o motor o que mudou de uma pra outra pq olhando não notei diferente!E gostaria de saber o valor de um carro desse hj,pq terei que vender o meu!Moro na grande Fplois SC!obrigado,pessoal! Bela materia!

Carlos Specht disse...

Bom dia amigo Ricardo!? Também tenho 4 Variants 71,72,73 é uma 2 78. Sobre as entradas de ar na coluna , Foi a mudança já feita no ano de 73 pois como tiraram as janelas laterais quebra vento que foi usada desde seu lançamento em 69 até 72. A linha 73 já veio sem os quebra ventos laterais. Aquelas são as saídas de ar do veículo. Pois se entende que seria a melhor forma do ar circular dentro do veículo. O ano de 72 também foi o último ano do painel jacarandá. A linha 73 já passou a ser com painel preto e as lanternas traseiras maiores. O painel voltou a mudar no ano de 75 até 77. Em 74 tbm já se perde as calotas cromadas e passam a vir os copinhos pretos de plástico. Na minha opinião as mais bonitas são as 70 até 73 e depois disso a variant 2 que por ter suspeição dianteira mais macia e igual a do Passat, a torna mais confortável. Aliás, os carros da década de 60 e 70 são os mais bacanas de se ver e andar. Um abraço ! Carlos

Alexssander Godoy disse...

olá amigos,

tenho uma oficina de restauração em BH e minha especialidade é opala e caravan, porém por indicação de um amigo,peguei uma variant 1972 para restaurar, alguem pode me ajudar e informar onde consigo as informações sobre o carro, cores, tapeçaria de época e detalhes originais que eu possa me orientar e fazer o mais próximo possível do original, agradeço se me ajudarem.

Carlos E Sp disse...

Boa noite Alexssander, quais suas dúvidas? Modéstia de lado conheço bem em detalhes ricos a variant desde a primeira até a 2. Tenho uma 71,72,73,78 já sendo a 2. Terei satisfação em esclarecer quaisquer dúvida. Abraços Carlos e-mail : caduspecht@icloud.com

Unknown disse...

Olá, estou a procura de uma Variant gostaria de saber sobre os para choques, nas fotos tem alguns com e sem "apliques", saberia me dizer qual é o original por ano?

Cadu Specht disse...

Acho que já falei com vc sobre isso por e-mail e depois whats. Mas se não for o mesmo amigo vou tirar sua dúvida. Os " apliques de para-choques" são na verdade " protetores" contra pequenas batidas que na verdade só serviam no caso de encarar para-choques na linha reta. Se fosse meio de lado isso de nada adiantava. Mas isso só saiu nas Variants 70,71 primeiro semestre conhecidas como FRENTE ALTA no segundo semestre de 71 com a mudança para FRENTE baixa e a mais vendida durante os 8 anos de produção. Os para-choques vieram com borrachas e sem esses apilques ou mais conhecidos como BATENTES que passaram a ser somente acessórios de época justamente usados como uma proteção à mais. Mas de fábrica somente nas 70 até 71 primeiro semestre. Dai para frente só quem realmente tinha um zelo a mais com o carro. Esses batentes eram mais comuns de se ver nos Fuscas e até mesmo na Brasília ou em um ou outro Passat. Depois acabaram sendo deixados de lado por conta da modernidade. Qualquer dúvidas que tiverem tenho satisfação de ajudar e dividir um pouco do conhecimento. Aproveito para agradecer ao amigo do Blog pela informação e ilustração postada e pelo espaço aberto a tirar dúvidas de todos. E-mail caduspecht@icloud.com Abraços

Pino&Manilha disse...

Olá!

Tenho uma Variant II 80, verde, interior preto/cinza, que está inteira, funcionando perfeitamente - troquei recentemente os dois carburadores por outros novos, originais (não são chineses) e vou restaurá-la completamente. Gostaria de participar de clubes, grupos ou fazer contato com outras pessoas que também gostam deste veículo. Sou de Cachoeiro de Itapemirim - ES paulohthiengo@gmail.com

Alexsandro Silva Ferreira disse...

Meus caros,

Temos 2 Variant uma 72 e uma 73. Gostaria de saber qual as medidas das rodas orinal delas é se alguém me indica um link pra ver o manual em PDF.
Desde já agradeç.

Unknown disse...

Boa noite tenho uma variant 73 que era do meu paI, único dono quero saber se existe algum grupo relacionado a carros antigos?

Tiagomanzali11@gmail.com

Cadu Specht disse...

Boa tarde amigo!? Entre em contato comigo pelo e-mail caduspecht@icloud.com que lhe add a um grupo via whats e futuro clube da variant que estamos preparando para fundarmos sem fins lucrativos. Só para reunir o pessoal e trocar ideias. Abraços Carlos

Cadu Specht disse...

Boa tarde amigo!? Entre el contato por e-mail e lhe ajudarei com prazer. caduspecht@icloud.com

Unknown disse...

Boa noite... Tenho uma variant 71/71... Porém as lanternas trazeiras... São as quadradas e são originais de fábrica... Como isso é possível? Pois até onde eu sei..eram fininhas. Abraço Fabio

TIAO disse...

OLA TUDO BEM SOU DE AMERICANA SP TENHO VARIANT 1975 MARRON UNICO DONO CARRO DE FAMILIA TUDO ORIGINAL ESTAMOS PEDINDO 8 MIL REAIS DOCUMENTAÇÃO TUDO EM ORDEM MEU TELEFONE 19 981367506 MWU NOMW WILLIAM OBEIGADO.